Sou editor de notícias da Gaúcha. Do Correspondente Ipiranga e Notícia na Hora Certa. Não participo de coberturas jornalísticas, mas nos fins de semana de folga, viajo de carro pelo Rio Grande do Sul e, nas férias, para fora do Estado. E 2013 foi mais um ano de muitos passeios. Nas férias, em fevereiro, fui longe, até Brasília, passando por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Nos fins de semana de folga ao longo do ano, aproveito meus momentos de lazer percorrendo algumas estradas gaúchas. Conheço muitos lugares que costumam ser esquecidos, ou ignorados, pela grande maioria dos turistas. É uma maneira de fugir do estresse do dia a dia. Como jornalista, é praticamente impossível ficar sem se envolver com os grandes acontecimentos, ignorar as catástrofes, acidentes, mortes, tragédias, etc, que acontecem ao longo de um ano. Então, o melhor é sempre que possível fugir dessa rotina.
“ O Rio Grande do Sul não se resume apenas a Gramado e Canela. Há ótimos lugares para conhecer no Vale do Taquari, no Vale do Rio Pardo, no Litoral e mesmo em outros pontos da Serra”
Janeiro e fevereiro são ótimos meses para visitar a Serra Gaúcha. É um período de baixa temporada na região e as diárias estão mais baratas. Além disso, na Serra as madrugadas sempre tem temperaturas mais amenas. O nosso litoral fica lotado e caro.
E foi justamente na metade de janeiro de 2013 que fiz um dos passeios mais legais do ano. Fui ao Salto Ventoso, em Farroupilha, na Serra. O parque fica a 14 quilômetros do centro da cidade e tem acesso por estrada asfaltada e de chão. É possível percorrer trilhas e conhecer a parte superior e a inferior da cascata. Há lugares para fazer churrasco também. Foi um sábado ensolarado e de muito calor, mas mesmo assim foi possível fazer caminhadas e conhecer vários recantos do parque do Salto Ventoso.
O Rio Grande do Sul não se resume apenas a Gramado e Canela. Há ótimos lugares para conhecer no Vale do Taquari, no Vale do Rio Pardo, no Litoral e mesmo em outros pontos da Serra.
Só para citar algumas cidades que vale a pena visitar: Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Vila Flores, Nova Prata, Veranópolis, Farroupilha, Bento Gonçalves, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Osório, entre muitas outras. No meu blog, Viajando de Carro, há centenas de roteiros que podem ser aproveitados pelos turistas, com fotos.
O ano está acabando, mas já estou planejando novas viagens. Em 2014, por exemplo, vou conhecer o Uruguai, de carro.
Confira outros fatos da retrospectiva: