Durante doze dias, cobri pela RBS o período de conclave para a escolha do papa Francisco, no Vaticano. Profissionalmente, foi a cobertura mais importante da minha vida. Confesso, não sou seguidor do catolicismo, tampouco frequentador de missas e igrejas. Sempre li muito e me interessei pelo tema, mas estou distante do ideário católico. Isso, de forma alguma, fez eu me sentir um estranho no ninho na Praça de São Pedro.
Naqueles dias frios e chuvosos de março na Europa, trabalhar no Vaticano foi - como sempre são as coberturas internacionais - de muito trabalho, concentração, poucas horas de sono e muita dedicação para tentar achar um notícia diferente, uma entrevista reveladora, uma informação nova.
Acordava às 4h, ouvia as rádios locais, lia os jornais para buscar a avaliação dos "vaticanistas" e seguia meu caminho até o Vaticano onde, bem cedinho, circulavam os cardeias reunidos para o conclave. Ficava no portão que dá acesso à Basílica de São Pedro até o início da tarde, quando retornava para meu “QG” a dois quilômetros de distância para apresentar o Gaúcha Repórter, programa transmitido diariamente da Itália. Ao final, já início da noite pelo fuso, retornava às proximidades da basílica para apurar as últimas informações do dia.
“ A fumaça branca saiu no início da noite. A narração daquele episódio certamente vai ficar para a história do rádio gaúcho”
Depois dessa jornada, no fim da noite, escrevia matérias para Zero Hora, alimentava minha conta no Twitter, entrava com boletins ao vivo na TVCOM e transmitia para a Gaúcha. Foi um conclave curto. Ao final do terceiro dia (13 março), os cardeias reunidos na Capela Sistina chegaram ao nome do cardeal argentino Jorge Bergoglio. Mas a cada emissão de fumaça pela chaminé da capela, se criava um clima de extrema emoção e expectativa na praça.
A fumaça branca saiu no início da noite, depois de três tentativas. O momento foi transmitido ao vivo pela Gaúcha. A narração daquele episódio certamente vai ficar para a história do rádio gaúcho.
Fumaça branca anuncia o novo Papa:
Confira outros fatos da retrospectiva:
Fumaça branca anuncia o novo Papa