A Promotoria de Defesa do Consumidor ingressou com uma ação contra a fabricante do leite Mu-Mu, devido à presença de formol no produto UHT, detectado na época da Operação Leite Compen$ado, deflagrada em maio. A decisão foi tomada após várias tentativas de fechar com a Vonpar, de Viamão, um Termo de Ajustamento de Conduta, como o realizado com outras três indústrias.
O Ministério Público pede que a empresa se abstenha de ofertar e fornecer produtos no mercado que estejam em desacordo com as normas legais de produção e comercialização e adote mecanismos de controle da origem da matéria-prima recebida na indústria, entre outras medidas. Também está sendo solicitada indenização de, no mínimo, R$ 5 milhões, por danos morais coletivos.
Segundo a promotoria, a Vonpar foi a empresa que mais teve produtos lácteos fraudados colocados à venda: aproximadamente 1 milhão de litros de leite. Além da Vonpar, das cinco fábricas que industrializaram o leite adulterado, apenas a Latvida também se negou a assinar Termo de Ajustamento de Conduta e também foi acionada judicialmente.
Em nota, a Vonpar diz que aguarda ser notificada oficialmente pelo Judiciário para se pronunciar, mas ressalta que apresentou para avaliação do Ministério da Agricultura uma proposta para melhorar o controle da qualidade do leite e garante que os produtos ofertados estão de acordo com as normas legais de produção e comercialização.