Luiz Carlos Leão Duarte Júnior, 35, mais conhecido como Champignon, ex-baixista da banda Charlie Brown Jr., foi encontrado morto, na madrugada desta segunda-feira (9).
Segundo informações da rádio CBN, o músico foi encontrado com um tiro de arma de fogo em seu apartamento, localizado no bairro do Morumbi, área nobre da zona sul de São Paulo.
De acordo com a reportagem da rádio, a Polícia Militar encontrou o músico morto por volta da 00h15, após vizinhos ouvirem um disparo e gritos da mulher de Champignon, Cláudia Campos, que está grávida. Segundo informações, o casal saiu para jantar na noite do domingo em um restaurante da região e retornaram no início da madrugada. Momentos depois, ouviram-se os barulhos do apartamento.
Segundo a perícia, apenas um tiro foi disparado e Champignon já foi encontrado sem vida.
Após a morte de Chorão, no dia 6 de março deste ano, os membros do Charlie Brown lançaram a banda 'A Banca', que tinha Champignon como vocalista. A próxima apresentação do grupo seria no dia 21 de setembro em Recife, Pernambuco, com a turnê "Chorão Eterno", show que homenageava além de Chorão, toda a trajetória da banda Charlie Brown Jr.
Em sua última apresentação com a nova banda, no dia 23 de agosto na cidade de São Vicente, em São Paulo, Champignon lamentou a morte de Chorão: "Muito obrigado por essa energia de vocês. Fazer um Show sem esse maluco (Chorão) com nós aqui é muito difícil, mano. Acredito que muitos de vocês tão achando essa porra uma bosta, mas é o seguinte: nós estamos fazendo o melhor que a gente pode porque a gente não vai abaixar nunca a nossa cabeça", disse.
Morte de Champignon
¬¬
Nome: Luiz Carlos Leão Duarte Júnior
Apelido: Champignon
Idade: 35 anos
Cidade: Santos- SP
Carreira: Ficou conhecido como baixista da banda Charlie Brown Jr., que deixou em 2005. Tocou com Júnior Lima na Nove Mil Anjos e em 2011 retornou ao Charlie Brown. Após a morte de Chorão, lançou a banda A Banca.
Duas perdas no mesmo ano
Em 2013, Champignon perdeu dois companheiros de banda entre março e maio: o parceiro Chorão e o guitarrista Peu Sousa, ex-colega de Nove Mil Anjos, encontrado morto em maio em sua casa, no bairro de Itapuã, em Salvador. Chorão morreu por overdose de cocaína, enquanto a morte de Peu foi provocada por suicídio, segundo informou na época a Polícia Civil da Bahia. Champignon entrou para a música aos 12 anos de idade. Com Chorão, formou a banda What's Up, onde era baixista. Mais tarde, os dois convidaram o baterista Renato Pelado. Com Marcão e Thiago Castanho completaram a primeira formação da banda Charlie Brown Jr.
Após a morte de dois colegas de bandas no mesmo ano, Champignon afirmou refletir mais sobre a vida:
"Eu acho que as pessoas, em algum momento da vida, perdem a fé. Independentemente se morrem por droga, ou enforcadas. Se perdem a vida sem culpa de ninguém, acredito que em algum momento perderam a fé", disse.
Trajetória
Em 1993, o produtor Rick Bonadio contratou o grupo. Entre 1999 e 2006, o Charlie Brown Jr. conquistou espaço na mídia e se tornou conhecida por todo o país. Champignon e Chorão tiveram algumas desavenças e o baixista deixou o grupo em 2005. Em 2009, com o cantor Júnior Lima, eles fundaram a banda Nove Mil Anjos.
Em 2011, Champignon retornou ao Charlie Brown Jr. e participou da gravação do CD e DVD "Música Popular Caiçara", que foi lançado em 2012. Ele permaneceu na banda até o seu final - quando, em março deste ano, o vocalista Chorão morreu de overdose de drogas.
Visando eternizar a formação original da banda, Champignon, Graveto, Marcão Britto e Thiago Castanho decidiram dar continuidade à carreira com um novo projeto, batizado como A Banca, onde Champignon assumiu os vocais.
A próxima apresentação do grupo seria no dia 21 de setembro em Recife (PE) com a turnê "Chorão Eterno", show que homenageava além de Chorão, toda a trajetória da banda Charlie Brown Jr.
O perfil oficial da banda Charlie Brown Jr. no Facebook divulgou uma nota oficial na manhã desta segunda-feira:
"A Família Charlie Brown Júnior comunica, com pesar, o falecimento do baixista Champignon, que participou de grande parte das formações da banda. Desde já agradecemos todas as manifestações de apoio dos fãs neste momento doloroso, e externamos nosso apoio à esposa, filha e todos os demais familiares."