A Ucrânia anunciou, nesta sexta-feira (28), que recuperou os corpos de 909 soldados mortos em combate, a maior troca desse tipo desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.
A troca de corpos de militares, assim como de prisioneiros de guerra, é uma das poucas áreas de cooperação entre Moscou e Kiev.
"Como resultado das atividades de repatriação, os corpos de 909 defensores mortos foram devolvidos à Ucrânia", disse o Quartel-General de Coordenação para o Tratamento de Prisioneiros, em uma mensagem do Telegram.
A Rússia recuperou os corpos de 43 de seus soldados mortos, disse ao RBK o parlamentar russo Shamsail Saraliev, membro do grupo de coordenação parlamentar sobre o conflito.
Em fevereiro, a Rússia devolveu os corpos de 757 soldados ucranianos mortos em combate à Ucrânia em troca de 45 soldados russos, três semanas após uma troca semelhante.
Embora nem a Rússia nem a Ucrânia forneçam números de suas perdas militares, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, indicou em fevereiro que mais de 46.000 de seus soldados morreram e outros 380.000 ficaram feridos.
* AFP