O presidente chinês, Xi Jinping, prometeu, nesta segunda-feira (6), travar uma "batalha sem quartel contra a corrupção" em um reunião de altos dirigentes em Pequim.
"Devemos manter sempre nossa tenacidade e perseverança (...) e resolutamente (...) a batalha contra a corrupção", disse Xi, segundo a TV estatal CCTV.
Desde que chegou ao poder, há mais de 10 anos, Xi Jinping empreendeu uma ampla campanha para erradicar a corrupção. Entretanto, seus críticos acreditam que essa campanha está sendo usada como argumento para eliminar seus rivais políticos.
Em novembro, o Partido Comunista no poder suspendeu um oficial militar, Miao Hua, ex-membro da poderosa Comissão Militar Central de Pequim, e o colocou sob investigação por "graves violações da disciplina", um eufemismo comum para corrupção.
Seu nome foi adicionado, em pouco mais de um ano, a uma lista de altos funcionários, incluindo dois ex-ministros da defesa, que foram derrubados pela campanha anticorrupção de Xi.
Em seus comentários nesta segunda-feira, Xi chamou a corrupção de "a maior ameaça" ao Partido Comunista, acrescentando que "a luta contra a corrupção continua séria e complexa".
A campanha anticorrupção de Xi também envolveu altos funcionários do setor financeiro e esportivo, como o ex-técnico da seleção chinesa de futebol masculino, Li Tie.
* AFP