A Bolsa de Nova York começou dezembro com parte do ímpeto que teve em novembro, impulsionada, nesta segunda-feira (2), pelo setor de tecnologia, o que levou a fechamentos recordes dos índices Nasdaq e S&P 500.
O Nasdaq, focado em tecnologia, e o S&P 500, de abrangência mais ampla, avançaram, respectivamente, 0,97%, a 19.403,95 pontos, e 0,24%, a 6.047,15. Já o industrial Dow Jones recuou 0,29%, fechando em 44.782,00.
"De um ponto de vista técnico, o mercado ainda está em muito boa forma", disse à AFP Jack Ablin, da Cresset Capital. "E dezembro também coincide com (...) uma tendência sazonal favorável".
"Estamos voltando novamente para os valores de crescimento de grande capitalização", explicou Ablin. "E isso pode se dever ao fato de que os investidores não esperam que as taxas de juros caiam tão rápido quanto pensavam inicialmente".
Segundo Ablin, o mercado favoreceu essas empresas porque elas não têm "dívida" ou têm "muito pouca". "E, por isso, quando pensam que as taxas vão permanecer altas, preferem empresas que não se endividam muito", acrescentou.
Entre as ações de destaque, a Super Micro Computer subiu 28,7% após uma investigação sobre preocupações de um auditor com questões de governança e transparência não encontrar "nenhuma prova" de má conduta na empresa.
Outra que também subiu foi a Applied Materials, fabricante de equipamentos para produção de chips, cujas ações subiram 4,9%.
* AFP