O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) afirmou que a aliança de rebeldes liderada por islamistas que lançou uma ofensiva fulminante na Síria entrou neste sábado (7) em Homs, a terceira maior cidade do país, ao norte de Damasco.
— Fações rebeldes entraram na cidade de Homs e tomaram alguns bairros, depois que as forças de segurança e o exército se retiraram de suas últimas posições na cidade — declarou Rami Abdel Rahman, diretor desta ONG sediada no Reino Unido que conta com uma extensa rede de informantes na Síria.
— Centenas de prisioneiros saíram da prisão central de Homs — acrescentou.
O Ministério da Defesa sírio, por sua vez, negou os relatos:
— As informações divulgadas por plataformas midiáticas afiliadas a organizações terroristas sobre a entrada de terroristas na cidade de Homs são infundadas.
— A situação é segura e estável, e nossas forças armadas estão posicionadas ao redor da cidade em sólidas linhas defensivas — acrescentou.
Os rebeldes lançaram uma ofensiva na Síria em 27 de novembro, assumindo rapidamente o controle de Aleppo, a segunda maior cidade do país, localizada no noroeste, e de Hama, no centro.
Homs está cerca de 150 km ao norte da capital Damasco.