O Exército ucraniano disparou mísseis britânicos Storm Shadow de longo alcance contra a Rússia, após obter a autorização do Reino Unido, reportou a imprensa britânica nesta quarta-feira.
A Ucrânia disparou mísseis desse tipo contra um alvo militar russo, pelo menos, informou o Financial Times, citando três fontes, entre elas um funcionário do alto escalão de uma potência ocidental.
O The Guardian indicou que o governo britânico autorizou a Ucrânia a usar os Storm Shadow contra a Rússia em resposta ao envio de tropas norte-coreanas para combater na guerra. O canal de TV SkyNews também noticiou o uso desse míssil.
Nem o gabinete do primeiro-ministro britânico, nem o Ministério da Defesa confirmaram essas informações. Ao ser interrogado a respeito no Parlamento, o ministro da Defesa, John Healey, disse que não queria revelar "detalhes operacionais".
Na madrugada de ontem, a Ucrânia usou pela primeira vez mísseis americanos de longo alcance contra uma instalação militar russa na localidade de Bryansk, após obter a autorização de Washington.
* AFP