O G20, também conhecido como Grupo dos Vinte, foi criado em 1999, como um fórum multilateral entre as 20 maiores economias do mundo, congregando países industrializados e emergentes.
Atualmente, reúne 19 nações dos cinco continentes e também a União Europeia e a União Africana. O grupo agrega dois terços da população mundial, cerca de 85% do PIB global e 75% do comércio internacional.
Formado a partir das crises econômicas que assolaram o mundo nos anos 1990, o grupo inicialmente era composto por ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais, e focava suas atividades em questões econômicas e financeiras.
A partir de 2008 as reuniões de cúpula passaram a contar com chefes de Estado e de governo, no formato mantido até hoje — como no evento que acontece no Rio de Janeiro nestas segunda (18) e terça-feira (19).
A cada ano, um dos países-membros ocupa a presidência (em 2024, com o Brasil). Além de questões macroeconômicas, ao longo do tempo a agenda do G20 passou a incluir debates para a construção de soluções colaborativas para problemas globais, como saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.
Membros do G20
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coreia do Sul
- Estados Unidos
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- Turquia
- União Europeia
- União Africana