O Irã disse, nesta segunda-feira (11), que "o mundo espera" que o novo governo dos Estados Unidos, chefiado por Donald Trump, ponha fim às guerras de Israel com o Hamas e o Hezbollah, e condenou o "terrorismo organizado" de Israel.
"O governo americano é o principal defensor das ações do regime sionista [Israel] e o mundo espera a promessa do novo governo americano de pôr fim imediatamente à guerra contra as populações inocentes de Gaza e Líbano", afirmou o primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Reza Aref, em uma cúpula conjunta em Riade da Liga Árabe e da Organização de Cooperação Islâmica.
Desde que os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023 desencadearam a guerra, Israel eliminou o chefe do Hamas, Yahya Sinwar, e o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah. Acredita-se ainda que tenha realizado o assassinato do ex-líder do Hamas Ismail Haniyeh, em Teerã.
Segundo Aref, as operações de "assassinato seletivo (...) não são nada além de ilegalidade e terrorismo organizado, e transformam o aparato de segurança em uma ferramenta para matar líderes e cidadãos dos países".
* AFP