Urnas para votação antecipada nas eleições dos Estados Unidos foram incendiadas nos Estados americanos de Oregon e Washington. Centenas de cédulas, que já estariam depositadas nos equipamentos, podem ter sido danificadas.
O FBI informou que está investigando as ocorrências. A polícia de Oregon avalia que há conexão entre os casos e divulgou nesta segunda-feira (28) que um "veículo suspeito" foi identificado.
Câmeras de vigilância capturaram um Volvo parando junto a uma caixa de coleta em Portland, Oregon, pouco antes da equipe de segurança nas proximidades descobrir um incêndio dentro da caixa, disse o porta-voz do Departamento de Polícia de Portland, Mike Benner, em uma coletiva de imprensa. Teriam sido danificadas três cédulas. De acordo com a CNN, ao menos mais um caso foi registrado na mesma cidade.
Em Vancouver, Washington (cidade vizinha a Portland), um incêndio em uma urna destruiu centenas de votos, de acordo com as autoridades. Segundo a polícia, dispositivos incendiários foram fixados na parte externa dos equipamentos de voto.
As autoridades declararam em uma coletiva de imprensa em Portland que foi recuperado material suficiente dos dispositivos incendiários para mostrar que os dois incêndios estão conectados.
A emissora KATUNews publicou vídeo que mostra uma urna em chamas em Vancouver, Washington:
Ainda de acordo com a CNN, o governo de Washington reforçou o patrulhamento policial nas proximidades das urnas, além de recomendar que os eleitores que depositaram cédulas nos equipamentos danificados contatem as autoridades eleitorais para verificar se seus votos foram perdidos e precisam ser refeitos.