A União Europeia anunciou, nesta quarta-feira (9), o envio de três aviões com ajuda humanitária para o Líbano, atolado em uma nova guerra entre Israel e o movimento pró-iraniano Hezbollah que forçou o deslocamento de centenas de milhares de pessoas.
Em uma mensagem na rede X, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que "a UE está do lado das populações afetadas pela atual crise no Líbano".
"Hoje [quarta-feira] lançamos uma ponte aérea humanitária", destacou a líder alemã.
Os aviões, carregados de produtos de higiene e abrigos improvisados, decolarão de Brindisi, no sul da Itália, ou de Dubai, e o primeiro deles deverá pousar em Beirute no dia 11 de outubro.
A UE também financiará a entrega de ajuda ao Líbano aprovada por vários países do bloco, incluindo Espanha, Eslováquia, Polônia, Bélgica, Grécia e França, disse a Comissão em comunicado. Essa ajuda inclui medicamentos e equipamentos médicos.
Os bombardeios israelenses no Líbano deslocaram pelo menos 1,5 milhão de pessoas em pouco mais de duas semanas, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Esta ajuda da UE faz parte da quantia global de cerca de 104 milhões de euros decidida este ano para apoiar o Líbano.
* AFP