O presidente da Argentina, Javier Milei, copiou um trecho de um discurso de um personagem de TV durante a sua estreia na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 24 de setembro.
Trata-se de uma cena de The West Wing (1999-2006), seriado de drama político produzido nos Estados Unidos e transmitido via canais de TV a cabo em diversos países.
Dois trechos da fala de Milei na ONU foram praticamente iguais a de um discurso do personagem Josiah Bartlet, presidente americano interpretado pelo ator Martin Sheen na série.
— Acreditamos na liberdade de expressão para todos. Acreditamos na liberdade de culto para todos. Acreditamos no livre comércio para todos e acreditamos num governo limitado, para todos eles (...) Essa ideia fundamental não deve permanecer em meras palavras, mas sim, ser apoiada em ações, diplomática, econômica e materialmente — disse o presidente argentino.
Na série, Bartlet comunica as mesmas ideias para se referir ao que está acontecendo nos Estados Unidos no contexto da obra fictícia:
— Somos a favor da liberdade de expressão em todos os lugares. Somos a favor da liberdade de culto em todos os lugares. Somos a favor da liberdade de aprender para todos. (...) Essa ideia fundamental não pode ser enfrentada simplesmente com nosso apoio. Ela deve ser enfrentada com nossa força. Diplomático, econômico e materialmente.
Segundo o jornal La Nacion, fãs da série já haviam encontrado semelhanças nos discursos de Milei com o programa de televisão, mas nunca havia ficado tão claro quanto na ONU.
Na obra televisiva, Bartlet é um economista liberal, assim como Milei na vida real.