Uma semana após o debate entre os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos, a democrata Kamala Harris lidera as intenções de voto contra o republicano Donald Trump em três estados-pêndulos, os "swing states" – Pensilvânia, Michigan e Wisconsin – mostra pesquisa conduzida pela Quinnipiac University, de Connecticut.
Os estados-pêndulos são aqueles que não mostram preferência partidária constante e podem favorecer um ou outro candidato a cada eleição.
Na Pensilvânia, Kamala aparece com 51% das intenções de votos, contra 45% de Trump. Em Michigan, a liderança da democrata é de 50% contra 45% para o republicano. Já em Wisconsin, a disputa parece ainda mais apertada, com Kamala liderando por 48% contra 47% de Trump. Os candidatos democratas ao Senado lideram nos três Estados.
Perguntados sobre qual eventual presidente desempenharia um papel melhor em temas atualmente sensíveis, os eleitores dos três estados afirmaram: Trump lidaria melhor com questões de economia e imigração, enquanto Kamala se destacaria nos temas de preservação da democracia americana, aborto e em "uma possível crise que colocasse os EUA em grande perigo".
A pesquisa feita por telefone, entre 12 e 16 de setembro, ouviu mais de 1.331 prováveis eleitores na Pensilvânia, 905 em Michigan e 1.075 em Wisconsin.