Um grupo de organizações ambientalistas e de direitos humanos anunciou nesta quinta-feira que processou o governo da Finlândia por violar a legislação de proteção ao meio ambiente ao não tomar medidas adequadas para cumprir seus objetivos climáticos.
As seis organizações afirmaram em um comunicado que a Finlândia adotou em 2022 "um dos principais objetivos climáticos de emissões líquidas zero entre as nações industrializadas, comprometendo-se a alcançar a neutralidade até 2035 e emissões líquidas negativas a partir de então".
Na ação apresentada ao Tribunal Supremo Administrativo da Finlândia, os grupos alegaram que a "falta de ação climática adequada" por parte do governo de direita da Finlândia viola a lei do país sobre o clima.
"Nosso governo não implementa soluções, cancela ações já definidas e se recusa a rever o desatualizado plano da Finlândia para o uso da terra e a silvicultura", disse Kaisa Kosonen, assessora do Greenpeace.
"Isto constitui uma violação da lei sobre o clima, por isso é nosso dever como ONG tomar medidas legais", acrescentou.
Segundo as organizações, a Finlândia não segue um caminho adequado para cumprir as metas de redução de emissões, principalmente devido à exploração madeireira excessiva e à falta de esforços para reduzir as emissões nos setores agrícola e dos transportes.
A ação foi apresentada em 2 de agosto pela Associação Finlandesa para a Conservação da Natureza, Greenpeace Norden, Anistia Internacional Finlândia, Avós pelo Clima, Liga Finlandesa pela Natureza e Juventude Sami Finlandesa.
* AFP