O candidato republicano e ex-presidente americano Donald Trump afirmou em uma entrevista exibida na terça-feira que Taiwan deveria pagar pelo apoio militar que recebe dos Estados Unidos contra uma possível ameaça da China, que considera a ilha parte de seu território.
"Eu os conheço muito bem, eu os respeito muito. Eles assumiram quase 100% do nosso negócio de semicondutores. Acho que Taiwan deveria nos pagar pela defesa", disse Trump em entrevista à Bloomberg Businessweek.
"Não somos diferentes de uma empresa de seguros. Taiwan não nos dá nada", disse Trump, que disputará a eleição presidencial em novembro.
Embora Washington não reconheça oficialmente Taiwan como um território independente, Washington fornece armas à ilha e aprovou recentemente um importante pacote de ajuda militar para combater a influência da China na região.
Taiwan é também uma grande potência na indústria dos semicondutores, essenciais para a economia global e para um grande número de dispositivos eletrônicos.
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é uma das principais empresas do setor e uma das beneficiárias da lei americana Chips and Science Act de 2022, que pretende atrair empresas para investir na construção de fábricas de semicondutores nos Estados Unidos.
Graças a esta lei, a TSMC está construindo duas fábricas nos Estados Unidos e anunciou planos para uma terceira, o que eleva os investimentos para 65 bilhões de dólares.
* AFP