Um terremoto de magnitude 4,2 abalou, na madrugada desta segunda-feira (1º), a capital do Equador, Quito. Segundo o Instituto Geofísico local, alguns prédios sofreram avarias e houve cortes temporários de energia elétrica em alguns bairros, informou o prefeito do distrito metropolitano da cidade, Pabel Muñoz, na rede social X. Não há, no entanto, registro de vítimas.
"Aeroporto, Metro, Aterro Sanitário, estações de água e lixeiras, não registam danos significativos", acrescentou.
O terremoto teve seu epicentro a 8,49 quilômetros de Quito e ocorreu às 0h27min locais (2h27min no fuso horário de Brasília) a uma profundidade de 9 quilômetros, de acordo com o instituto (veja abaixo).
Vídeos de câmeras de segurança publicados pelo serviço de emergência ECU911 mostram que várias pessoas evacuaram suas casas e saíram às ruas no meio da noite. O terremoto foi sentido com força em Quito, conforme relatos de usuários nas redes sociais, que falam sobre rachaduras em paredes e danos menores e também nas províncias de Pichincha, da qual Quito é a capital, Imbabura (vizinha ao norte) e Napo Amazônica (leste), segundo o Instituto Geofísico.
Em março de 2023, 14 pessoas morreram devido a um tremor de magnitude 6,5 no sudoeste do Equador e mais uma no Peru, país vizinho.