Um terremoto de magnitude 5,9, com epicentro na região fronteiriça entre Panamá e Costa Rica, danificou nesta segunda-feira (8) alguns edifícios sem causar vítimas, informaram as autoridades panamenhas.
O terremoto foi registrado às 04h54 locais (06h54 no horário de Brasília) com epicentro 15 quilômetros a leste da comunidade de Progreso, na província de Chiriquí, cerca de 500 quilômetros a sudoeste da Cidade do Panamá, segundo o Instituto de Geociências da Universidade do Panamá.
A profundidade do terremoto foi de 11 quilômetros.
Segundo o governo panamenho, não há registros de vítimas deste forte terremoto, mas deixou "danos significativos" na cidade de David, em Chiriquí, a 80 km do epicentro.
Posteriormente, o Instituto de Geociências relatou um tremor secundário de magnitude 4,9 registrado às 7h31 (09h31 no horário de Brasília) com epicentro a três quilômetros do primeiro. A profundidade deste último foi de 6 quilômetros.
"Avaliações estão sendo realizadas em centros hospitalares, centros educacionais e domicílios em toda a província" de Chiriquí, segundo comunicado do governo panamenho.
O Serviço Nacional de Proteção Civil (Sinaproc) retirou pacientes e funcionários de um hospital em David, onde houve alguns danos no teto e nos móveis.
O Sinaproc publicou fotos com danos mínimos a outros edifícios.
Segundo a mídia local, as aulas também foram suspensas no setor.
* AFP