O atual primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciou nesta sexta-feira (5) sua renúncia ao posto de líder do Partido Conservador após a derrota esmagadora para os trabalhistas nas eleições legislativas.
— Após este resultado, deixarei o cargo de líder do partido, não de maneira imediata, e sim quando tudo estiver em ordem para a designação do meu sucessor — afirmou, antes de deixar Downing Street e de apresentar sua renúncia ao rei Charles III.
O Partido Trabalhista alcançou a maioria no parlamento do Reino Unido nas eleições gerais desta quinta-feira (4) e voltará ao poder após 14 anos. Na madrugada desta sexta-feira (pelo horário de Brasília), os trabalhistas superaram a marca de 326 cadeiras, o que garantiu a maioria, segundo a apuração oficial.
Com o resultado, é esperado que o líder do partido, Keir Starmer, assuma o cargo de primeiro-ministro, como sucessor de Sunak, que deixa o cargo menos de dois anos depois de ter sido nomeado primeiro-ministro, em outubro de 2022, quando assumiu após um desastroso mandato a nível econômico, de apenas 49 dias, de Liz Truss. Ela havia substituído Boris Johnson, envolvido em escândalos de festas em sua residência oficial durante a pandemia de covid-19.