O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, se reuniu nesta sexta-feira (5) com o rei Charles III no Palácio de Buckingham e se tornou oficialmente o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Essa audiência é protocolar, já que os trabalhistas obtiveram a maioria dos assentos da Câmara dos Comuns nas eleições da última quinta (4) e a tradição britânica ordena que o governo só seja formado após a autorização formal do monarca.
A vitória do partido de centro-esquerda representa o retorno ao poder após 14 anos. O partido obteve maioria esmagadora nas eleições para o parlamento britânico. A legenda conquistou mais de 410 assentos para o parlamento, superando com folga o mínimo necessário, que é 326 lugares de um total de 650 disponíveis. Até a última atualização desta reportagem, os Trabalhistas tinham 412, contra 120 dos conservadores.
Durante discurso da vitória, Starmer disse que o mandato exigirá "grande responsabilidade" e prometeu trabalhar imediatamente para melhorar o país.
— Temos que devolver a política ao serviço público. Mostrar que a política pode ser uma força para o bem — afirmou.
Por outro lado, o Partido Conservador, do atual primeiro-ministro Rishi Sunak, sofreu uma derrota histórica. Na manhã desta sexta-feira, Sunak renunciou como líder do partido.
— Após este resultado, deixarei o cargo de líder do partido, não de maneira imediata, e sim quando tudo estiver em ordem para a designação do meu sucessor — afirmou, antes de deixar Downing Street e de apresentar sua renúncia ao rei Charles III.
Carreira Política
Keir Starmer ingressou tarde na vida política, aos 52 anos. Entrou pela primeira vez no parlamento britânico, pelo Partido Trabalhista, depois de ter sido eleito pelos distritos londrino de Holborn e Saint Pancras em 2015.
O político, que hoje tem 61 anos, sucedeu Jeremy Corbyn, defensor de uma ideologia mais esquerdista, como líder do partido em abril de 2020, após um grave revés trabalhista nas eleições legislativas de 2019. Após esse fracasso, Starmer mudou o rumo da legenda, afastando-a das teses mais radicais de Corbyn. Desse modo, começou a subir nas pesquisas para futuras eleições.
A liderança de Starmer na oposição aos conservadores coincidiu com um período turbulento no Reino Unido, passando pela pandemia, a saída da União Europeia, o choque econômico da invasão da Ucrânia e, além disso, atravessando a turbulência econômica do mandato de 49 dias de Liz Truss como primeira-ministra em 2022.
Como fica o parlamento
- Partido Trabalhista (centro-esquerda): aumenta de 205 para 412 assentos (+207)
- Partido Conservador (centro-direita): cai de 344 assentos para 120 (-224)
- Partido Liberal Democrata: aumenta de 15 para 71 (+56)
- Partido Nacional Escocês: cai de 43 para 9 (-34)
- Sinn Féin: manteve 7
- Partido Reformista (extrema direita): aumenta de 1 para 4 (+3)
- Partido do País de Gales: sobe de 3 para 4 (+1)
- Partido Verde: sobe de 1 para 4 (+3)
- A definir: 3
- Outros: 16