Os rebeldes huthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, reivindicaram nesta quarta-feira (12) a autoria de um ataque com drones e mísseis contra um navio mercante no Mar Vermelho.
O grupo informou que realizou "uma operação militar contra o navio Tutor no Mar Vermelho usando um drone naval, drones aéreos e mísseis balísticos". O navio estava a sudoeste do porto iemenita de Hodeida, sob controle dos rebeldes, informou previamente a empresa de segurança Ambrey.
A Unidade Marítima de Operações Comerciais do Reino Unido, vinculada à Marinha britânica, disse que o navio foi "atingido na popa por uma embarcação pequena", acrescentando que ele foi alcançado "uma segunda vez por um projétil não identificado".
O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) na região informou posteriormente que o Tutor foi atingido por "um navio de superfície não tripulado" huthi, que "causou uma inundação e danos graves na sala de máquinas".
Os huthis, em guerra com uma coalizão internacional liderada pela Arábia Saudita desde que derrubaram o governo do Iêmen em 2014, têm lançado desde novembro vários ataques com drones e mísseis contra navios no Mar Vermelho e no Golfo de Aden.
Os rebeldes afirmam que seus ataques buscam perturbar uma rota de navegação crucial em solidariedade aos palestinos no conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
* AFP