Aos 74 anos, o ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morreu em um acidente de helicóptero. A aeronave caiu em um lago nesta terça-feira (6) em Lago Ranco, um balneário situado 920 quilômetros ao sul de Santiago, informou seu escritório. As outras três pessoas que estavam com ele sobreviveram.
"Com profundo pesar comunicamos o falecimento do ex-presidente da república do Chile, Sebastian Piñera Echeñique", afirma nota do escritório.
Segundo a imprensa do país, o ex-presidente tinha ido almoçar na casa de um amigo, o empresário José Cox, e estava voltando da visita quando sofreu o acidente. Chovia no momento da queda da aeronave.
De acordo com fontes do governo chileno consultadas pelo La Tercera, quatro pessoas estavam na aeronave. Três delas foram encontradas pelas equipes de emergência.
Piñera pilotava o helicóptero e não conseguiu tirar o cinto de segurança para sair da aeronave, segundo informou a imprensa local. Duas pessoas nadaram até a margem do lago, e outra foi resgatada pelos socorristas com um bote.
Perfil
Duas vezes presidente do Chile, Piñera foi a principal figura política da direita no país desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).
Filho de um político, ele estudou Economia na universidade Harvard, nos Estados Unidos, e, quando voltou ao Chile, nos anos 1980, inaugurou um novo negócio financeiro no país: cartões de crédito.
Foi o primeiro político fora do espectro da centro-esquerda a ser eleito presidente em duas décadas, quando venceu em 2010. Depois, Piñera se tornou o único político entre conservadores e liberais a alcançar a presidência em duas oportunidades, ao vencer as eleições de 2018, em uma trajetória política marcada tanto por momentos de crescimento econômico, quanto por polêmicas — principalmente envolvendo confusões entre a gestão de seu patrimônio privado e sua vida pública.
Repercussão
Diversos líderes latino-americanos lamentaram a morte do ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera. Entre eles, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva que usou a rede social X (antigo Twitter) para se manifestar.
"Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos", disse Lula.
O ex-presidente colombiano Iván Duque transmitiu uma mensagem de solidariedade a toda a família de Piñera, afirmando sentir “a maior dor pela morte do meu grande amigo e companheiro Sebastián Piñera. Um líder único, um ser humano íntegro e um amigo como poucos, que sempre apoiou a Colômbia”.
O também ex-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, lamentou o falecimento do líder chileno. “O presidente Piñera foi um grande amigo da Colômbia e pessoalmente tive uma amizade com ele, que valorizo muito, desde 2004″, disse Uribe na sua conta na rede social X.
O ex-presidente argentino Mauricio Macri declarou: “Tristeza imensa pela morte do meu querido amigo Sebastián Piñera. Uma pessoa boa, comprometida como ninguém com o Chile e com os valores da liberdade e democracia na América Latina... Realmente é uma perda total, insubstituível. Hoje me despeço de um amigo e líder notável. Todo o meu carinho para sua família”.