O líder dos rebeldes huthis do Iêmen, Abdel Malek al Huthi, ameaçou, nesta quinta-feira (11), responder a qualquer ataque dos Estados Unidos no Mar Vermelho.
Desde o início da guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o movimento islamista Hamas em 7 de outubro, os rebeldes huthis têm realizado múltiplos ataques contra embarcações comerciais que consideram vinculadas a Israel, em nome da solidariedade ao povo do território palestino.
Para proteger o tráfego marítimo nesta região estratégica, por onde transita 12% do comércio mundial, os Estados Unidos, principal aliado de Israel, criaram uma coalizão internacional em dezembro.
"Nenhum ataque americano ficará sem resposta. E não será como a operação realizada recentemente com mais de 24 drones e vários mísseis, mas mais importante", disse Al Huthi em um discurso exibido pela emissora Al Masirah.
As forças americanas e britânicas derrubaram 18 drones e três mísseis huthis na terça-feira.
Os rebeldes, próximos do Irã, assumiram responsabilidade pela operação, em resposta, segundo eles, a outra operação dos Estados Unidos em 31 de dezembro.
Nesse dia, respondendo a um pedido de ajuda de uma embarcação comercial, helicópteros da Marinha americana afundaram três barcos rebeldes, matando dez tripulantes.
* AFP