Mais de uma dezena de mísseis foram disparados neste sábado (20) contra uma base militar no Iraque que abriga tropas americanas e da coalizão internacional antijihadista, informaram à AFP o Comando Central dos Estados Unidos e um funcionário da polícia iraquiana.
"A base Ain Al Assad foi alvo de 15 foguetes", disparados da província de Ambar, onde fica esta base iraquiana, declarou à AFP um funcionário da polícia local, sob a condição do anonimato.
Esta fonte assegurou que 13 projéteis foram derrubados pela defesa antiaérea, enquanto "dois caíram na base aérea".
O Comando Central dos Estados Unidos(Centcom) confirmou horas depois que "milicianos apoiados pelo Irã lançaram mísseis balísticos e foguetes no oeste do Iraque contra a base aérea de Al Assad".
"Vários membros do pessoal americano estão sendo examinados com lesões cerebrais traumáticas. Ao menos um militar iraquiano ficou ferido", informou nas redes sociais.
Em um comunicado, os ataques foram reivindicados pela "Resistência islâmica no Iraque', um grupo que reúne diferentes facções armadas aliadas do Irã.
Desde meados de outubro, as forças da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos para combater o grupo Estado Islâmico, foram alvo de dezenas de ataques. A maioria foi reivindicada por este mesmo grupo.
Os ataques ocorreram em um contexto de grandes tensões na região, alimentadas pela guerra na Faixa de Gaza entre Israel, aliado dos Estados Unidos, e o movimento islamista palestino Hamas, apoiado pelo Irã.
Na segunda-feira, o Irã efetuou disparos de mísseis balísticos contra o Curdistão iraquiano, afirmando ter atacado um local usado por "espiões do regime sionista (Mossad)".
* AFP