A Jordânia advertiu nesta quinta-feira (16) que não vai assinar um acordo previsto com Israel para trocar energia solar por água devido à guerra na Faixa de Gaza, disse o ministro das Relações Exteriores Ayman Safadi.
"O acordo de energia por água deveria ter sido concluído no mês passado, mas não vamos assiná-lo", declarou o ministro do reino hachemita em entrevista à emissora catari Al Jazeera.
"Vocês conseguem imaginar um ministro jordaniano sentado ao lado de um ministro israelense para firmar um acordo enquanto Israel mata os nossos em Gaza?", questionou.
"O que Israel está fazendo gerou um clima de ódio no qual não é possível haver relações pacíficas normais", acrescentou Safadi.
Jordânia e Israel encaminharam há dois anos um acordo para que o reino hachemita fornecesse energia solar ao território israelense que, em troca, entregaria água dessalinizada a seu vizinho.
A declaração de intenções deste acordo, mediado pelos Estados Unidos, foi assinada por ministros de ambos os países.
A Jordânia compartilha fronteira com Israel e também com a Cisjordânia ocupada. Em 1994, o reino hachemita firmou um tratado de paz com os israelenses.
No entanto, no início de novembro, Amã convocou seu embaixador em Israel para protestar contra a ofensiva militar na Faixa de Gaza, desencadeada em resposta ao violento ataque do Hamas de 7 de outubro.
* AFP