Os presidentes Joe Biden e Xi Jinping se cumprimentaram com um aperto de mãos nesta quarta-feira (15), na Califórnia, para iniciar a tão esperada reunião, com a qual buscarão acalmar as tensões entre Estados Unidos e China.
Depois de um ano do último encontro cara a cara, um sorridente Biden cumprimentou Xi, depois que o líder chinês desceu de uma limusine preta no opulento Filoli Garden, na Califórnia, a menos de 50 km de San Francisco.
Em texto divulgado na sexta-feira, a Casa Branca informou que os líderes discutirão pontos da relação bilateral, bem como a importância de se manter linhas abertas de comunicação, além de "uma série de questões globais e regionais".
O governo norte-americano afirma que, a fim de avançar a partir do último encontro dos dois líderes, em novembro de 2022 em Bali, na Indonésia, Biden e Xi Jinping devem também tratar de como podem "continuar a gerenciar de modo responsável a competição e trabalhar juntos onde nossos interesses se alinham, em particular em desafios transnacionais que afetam a comunidade internacional".
* AFP e Estadão