Tropas americanas presentes em duas bases no Iraque foram alvos de ataques com foguetes que não provocaram feridos, informaram nesta sexta-feira (20) fontes das forças de segurança, no momento em que o conflito entre Israel e o movimento palestino Hamas aumenta a tensão no Oriente Médio.
As facções armadas iraquianas, próximas do Irã, ameaçaram atacar os interesses americanos no Iraque devido ao apoio de Washington a Israel, onde o Hamas executou uma ofensiva sem precedentes em 7 de outubro que desencadeou uma guerra com milhares de mortos.
Na madrugada de sexta-feira, três foguetes Katiusha caíram na base da forças da coalizão internacional antijihadista", que inclui soldados dos Estados Unidos, perto do aeroporto internacional de Bagdá.
Uma fonte militar iraquiana afirmou que o ataque, que não foi reivindicado, não deixou feridos e os danos estão sendo avaliados.
Na quinta-feira à noite, um ataque com foguetes atingiu a base de Ain al Asad, na região oeste do Iraque, que também conta com a presença de soldados americanos. Uma fonte militar iraquiana citou danos na base.
O ataque foi reivindicado por um grupo que se identifica como "Resistência Islâmica no Iraque" nos canais Telegram vinculados a facções xiitas leais ao Irã.
Atualmente, 2.500 militares americanos e mil soldados de outros países membros da coalizão antijihadista estão em três bases militares do Iraque.
* AFP