O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, viajou neste domingo (15), pela primeira vez, para Stepanakert, capital de Nagorno-Karabakh, região retomada dos separatistas armênios em setembro, após uma breve ofensiva militar de Baku.
"Conseguimos o que queríamos. Realizamos o sonho do povo do Azerbaijão durante décadas", disse Aliyev em um discurso de vitória na cidade.
"Recuperamos nossa terra", acrescentou, explicando que seu país "esperou 20 anos" para poder fazer isso.
"É uma grande felicidade e um evento histórico", disse Aliyev, após hastear a bandeira.
Segundo ele, "hastear a bandeira do Azerbaijão" em Nagorno-Karabakh era seu "objetivo número um" desde que se tornou presidente do Azerbaijão, há 20 anos.
Ele chegou ao poder em 2003, quando sucedeu a seu pai, Heydar Aliyev.
Essa foi a primeira vez que Aliyev, de 61 anos, visitou a capital de Nagorno-Karabakh desde que a região caiu nas mãos dos separatistas armênios na década de 1990.
Vestido com traje militar, segundo imagens publicadas por sua assessoria, o presidente também hasteou a bandeira em outras três cidades de Nagorno-Karabakh.
Em setembro, o governo azeri obteve uma vitória militar em 24 horas contra os separatistas armênios neste enclave, de onde a população fugiu, desde então.
Azerbaijão e Armênia travaram duas guerras pelo controle deste território: uma, na década de 1990, após a dissolução da URSS; e outra, em 2020, vencida por Baku.
* AFP