O professor de Relações Internacionais da ESPM Sul e de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Roberto Uebel analisou na noite deste domingo (8) como a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas impacta a conjuntura política do Oriente Médio.
Ao programa Faixa Especial, da Rádio Gaúcha, disse que a inteligência de defesa israelense se mostrou despreparada neste episódio:
— O que vimos foi o efeito surpresa. As imagens mostram como os extremistas do Hamas se utilizaram do efeito surpresa para conseguir ingressar, de uma maneira até parece muito fácil, no território israelense. Esse aparente despreparo da inteligência israelense ajuda a explicar o que está acontecendo neste momento.
Uebel também ressaltou que uma das principais questões é saber como os países aliados da Palestina irão se comportar:
—Até o momento, Egito, Jordânia e até mesmo Arábia Saudita se posicionaram de maneira pragmática, pedindo diálogo, o governo egípcio pediu que fossem libertados os sequestrados israelenses. Em uma eventualidade de Israel usar toda sua força na Faixa de Gaza, poderemos ver até mesmo uma mudança de discurso dos países arábes e muçulmanos que apóiam a Palestina.
Ouça a entrevista: