O brasileiro Danilo Cavalcante, de 34 anos, condenado à prisão perpétua por matar a ex-namorada, fugiu da cadeia nos Estados Unidos há nove dias e, desde então, a polícia americana realiza uma operação intensa, envolvendo centenas de homens, além de helicópteros, cães e drones. Na manhã de sexta-feira (8), seu paradeiro ainda era desconhecido. Em comunicados e nas redes sociais da polícia dos Estados Unidos, o brasileiro é divulgado como “Danelo”.
A Promotoria do Condado de Chester pediu aos moradores que tranquem suas portas, vigiem seus carros e outros pertences, e permaneçam atentos.
A seguir, GZH fez uma linha do tempo para ajudar o leitor a entender o caso.
Linha do tempo da fuga de Danilo Cavalcante:
31 de agosto - quinta-feira
Cavalcante escapou da Prisão Estadual de Chester, no estado da Pensilvânia, por volta das 8h50, no horário local. Durante o horário de banho de sol, ele escalou o muro da cadeia com suas mãos e pés, enquanto era escoltado por um companheiro de detenção.
De acordo com a CBS News, Danilo Cavalcante conseguiu superar a barreira de arame farpado logo após alcançar o topo do muro e correu pelo telhado até alcançar o lado externo da prisão.
Cerca de uma hora depois, às 9h45, após o término do horário do banho de sol, agentes penitenciários percebem a ausência de Cavalcante e notificam seu desaparecimento.
Às 9h50, a prisão foi fechada e uma contagem de presos foi realizada. Às 10h01, a sirene de fuga soou, e o centro do telefone de emergência dos EUA foi notificado.
2 de setembro - sábado
Às 1h43, horário local, Cavalcante foi flagrado por uma câmera de segurança a cerca de 2,4 km da prisão, na cidade de Pocopson.
3 de setembro - domingo
A polícia afirmou que o fugitivo foi visto a distância por um policial estadual que o perseguiu, mas o perdeu.
4 de setembro - segunda-feira
Por volta das 18h de segunda-feira, a polícia foi acionada devido a relatos de que Cavalcante teria sido avistado, mas ele não foi encontrado. Algumas horas depois, ele foi flagrado por uma câmera de segurança do jardim botânico da cidade de Kennett Square.
O local foi evacuado e fechado para visitantes, sendo reaberto posteriormente. As imagens das câmeras foram divulgadas pela polícia.
5 de setembro - terça-feira
Escolas locais decidiram suspender suas atividades, por questões de segurança.
7 de setembro - quinta-feira
O criminoso foi visto novamente próximo ao jardim botânico, dessa vez, avistado por um morador local. O jardim voltou a ser fechado e assim seguirá até segundo aviso. As escolas também permaneceram fechadas.
8 de setembro - sexta-feira
Depois do avistamento no dia anterior, houve reforço nas operações de busca ao foragido. Conforme o tenente-coronel da polícia, George Bivens, cerca de 400 pessoas estariam trabalhando na procura de Cavalcante.
9 de setembro - sábado
Durante a noite, Cavalvante foi visto próximo de Phoenixville, no norte do Condado de Chester. Nas imagens, ele é flagrado sem barba, usando um moletom verde, boné de beisebol preto, calças da prisão e calçando um sapato branco. Além disso, segundo a polícia, ele dirigia uma van modelo Ford Transit 2020.
10 de setembro - domingo
A polícia informou que há indícios de que Cavalcante já não está mais em Phoenixville, conforme pistas recentes. Entretanto, as autoridades não revelaram em qual região o foragido foi avistado pela última vez.
11 de setembro - segunda-feira
Cavalcante foi avistado por moradores do Estado da Pensilvânia na noite de segunda-feira, segundo a imprensa local. A polícia informou que ele está armado com um rifle.
12 de setembro - terça-feira
Em coletiva nesta terça-feira (12), as autoridades disseram que a arma foi furtada de uma garagem e que Cavalcante chegou a trocar tiros com um morador, mas não se feriu. A polícia diz ter certeza de que ele está no perímetro em que estão concentradas as buscas. Autoridades aumentaram recompensa por informações para US$ 25 mil (cerca de R$ 123 mil).
13 de setembro - quarta-feira
A polícia da Pensilvânia anunciou que Danilo Cavalcante foi caputrado. As buscas duraram 14 dias e mobilizaram uma operação que contou com 500 policiais. Cavalcante caminhou por 38 quilômetros após a fuga, roubou uma van e ainda furtou um rifle ao longo desse tempo longe da prisão.
O crime
Cavalcante foi acusado de matar a facadas a maranhense Débora Evangelista Brandão, de 34 anos, em Phoenixville. O crime aconteceu em abril de 2021.
O comunicado menciona que Danilo também responde por homicídio no Brasil. Conforme a imprensa local, o Ministério do Condado de Chester classifica o fugitivo como "extremamente perigoso".