Abigail Disney, 63 anos, é uma ativista climática que faz parte da árvore genealógica da família que dá nome à gigante companhia de entretenimento dos Estados Unidos. Sobrinha-neta de Walt Disney, a mulher foi presa na sexta-feira (16), em um aeroporto de Nova York, durante um protesto contra o uso de jatos particulares. As informações são do g1.
Outros ativistas estiveram junto de Abigail no bloqueio do aeroporto regional de East Hampton, em Wainscott, vilarejo em Nova York. O protesto foi realizado em repúdio às "férias exclusivas de ricos investidores em combustíveis fósseis e poluidores que impulsionam a crise climática".
Os manifestantes se sentaram no chão, em frente ao aeroporto, com tubos conectando os braços deles. Eles ficaram parados bem no ponto de pousos e decolagens para jatos privados, usado principalmente pelas pessoas consideradas da elite dos Hamptons. Agentes precisaram serrar os tubos para permitir a passagem das aeronaves.
Em entrevista à BBC, a sobrinha-neta de Walt Disney afirmou sentir vergonha do sobrenome. Além disso, relata ter ficado "aborrecida" ao descobrir que havia herdado US$ 10 milhões quando fez 21 anos.
— Eu fiquei tão aborrecida, tão aborrecida. Eu diria até traumatizada com o número — disse ela à jornalista Emily Webb no programa de rádio Outlook, em 2020.
O avô de Abigail, Roy Disney, é irmão de Walt e um dos cofundadores do conglomerado de entretenimento internacional.