Citando fontes das Forças Armadas, a rádio estatal colombiana Caracol informou que as Forças Armadas da Colômbia, suspenderam nessa quarta-feira (28) as buscas pelo pastor belga Wilson, que ajudou nas buscas pelos quatro menores indígenas que sobreviveram 40 dias nas selvas de Guaviare e desapareceu durante as operações. A informação é do g1.
O pastor belga desapareceu depois de ajudar a localizar o avião e os corpos de três adultos que morreram com a queda da aeronave, em maio. Já as crianças foram resgatadas com vida no início de junho, depois de ficarem 40 dias desaparecidas.
A operação para encontrar o cão contou com militares e indígenas, que espalharam comida pela selva. Uma cadela no cio também foi usada para atrair o cão.
"Improvável" encontrar Wilson
Na última terça-feira, o comandante do Comando Conjunto das Operações Especiais, General Pedro Sánchez Suárez, confirmou que as Forças Militares consideravam "improvável" encontrar o pastor belga devido às condições adversas e ao tempo prolongado de mais de 15 dias em que ele esteve desaparecido.
— Fizemos tudo o que está ao nosso alcance. Não poupamos esforços para encontrá-lo, mas somos conscientes de que é praticamente improvável que possamos encontrá-lo. Wilson será lembrado em nossos corações e na alma deste povo — disse o general Suárez.
Cão herói
De acordo com os depoimentos dados pelas crianças resgatadas à diretora do Instituto Colombiano de Bienestar Familiar, Astrid Cáceres, Wilson permaneceu com elas por alguns dias antes de serem resgatadas pela equipe de busca a apenas 3,5 quilômetros da aeronave.
— Wilson é um comando, e um comando não é deixado para trás — declarou o general Pedro Sánchez Suárez dias após o resgate. No entanto, 16 dias após as buscas, encontrar o animal que foi peça fundamental para encontrar os quatro irmãos, é improvável.