A cerimônia de coroação do rei Charles III, realizada neste sábado (6), rompeu com algumas tradições da realeza britânica. Uma delas foi o fato de uma mulher receber a responsabilidade de carregar a Espada do Estado na solenidade pela primeira vez.
Penny Mourdaunt, parlamentar conservadora britânica e líder da Câmara dos Comuns, entregou a arma nas mãos do rei Charles III depois de ela receber bênção do arcebispo de Canterbury, Justin Welby.
Para o momento solene, ela vestiu traje azul petróleo da grife Safiyaa e uma headpiece Full Moon da marca Jane Taylor London.
Conforme a revista Marie Claire, Penny é ex-ministra da Defesa e foi uma das favoritas em 2022 para assumir o cargo de primeira-ministra após a renúncia de Boris Johnson.
Ela também concorreu a líder do Partido Conservador, sem sucesso. Depois da saída de Liz Truss como primeira-ministra, ela anunciou sua candidatura novamente, mas acabou se retirando da disputa.
A parlamentar foi uma das líderes da campanha a favor do Brexit, em 2016, que resultou na saída do Reino Unido da União Europeia em 2020.