Pelo menos cinco países da América Latina foram atingidos por abalos sísmicos neste sábado (18): Argentina, Chile, Equador, México e Peru. Na fronteira do Equador com o Peru, um terremoto com epicentro na cidade equatoriana de Guayaquil, deixou ao menos 14 mortos e 252 feridos.
— Saí para a rua porque vi as pessoas começando a correr desesperadas, saindo dos carros — contou à AFP Magaly Escandón, uma vendedora de artigos de costura nessa cidade da região andina.
Autoridades do país relatam que o tremor teve uma magnitude de 6,5. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o evento teve magnitude de 6,8.
Pelo Twitter, o presidente do país, Guillermo Lasso, pediu calma à população. Ele afirmou que percorreu todos os territórios afetados e que iria se reunir com o gabinete para tratar da situação.
Ao longo deste sábado, o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica identificou dois tremores na Argentina: o primeiro em Mendoza, de 5,0 de magnitude, e o segundo em Catamarca, de 3,0. Outros seis abalos foram identificados no Chile.
O México registrou ao menos 18 tremores — um deles de magnitude 4,3, próximo a San Jose Del Cabo, no oeste do país. Neste domingo (19), outros dois abalos foram registrados no país.
Todos esses países integram o Círculo de Fogo do Pacífico, uma grande área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico, onde as placas tectônicas colidem e passam por frequentes atividades sísmicas e vulcânicas.