Uma mulher foi resgatada com vida depois de passar uma semana sob os escombros após o terremoto que atingiu a Turquia e a Síria em 6 de fevereiro. Abir, de 25 anos, foi encontrada nesta terça-feira (14) na província turca de Hatay, no sul do país. Ela ainda sofreu duas paradas cardíacas, mas sobreviveu.
— Ela é vítima de um desastre e foi resgatada dos escombros depois de aproximadamente 180 horas. Teve um problema nos pulmões, então nós realizamos uma rápida ultrassonografia e uma cateterização cardíaca. O coração dela parou duas vezes — conta o médico Nihat Mujdat Okenek.
Assim que foi resgatada, Abir foi levada às pressas a um hospital dedicado a atender as vítimas na região. O caso foi considerado "um milagre" pelos médicos.
Conforme balanço atualizado nesta terça-feira, pelo menos 35 mil pessoas morreram em razão do terremoto, que também deixou milhões de desabrigados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que os abalos sísmicos foram a "pior catástrofe natural" em cem anos na Europa.