O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, desembarcou em Washington nesta quarta-feira (21), anunciou a Casa Branca. É a sua primeira viagem ao Exterior desde a invasão da Rússia no final de fevereiro.
De acordo com imagens da televisão, Zelensky chegou à Base Aérea de Andrews, fora da capital dos Estados Unidos, onde um grande comboio o encontrou na pista.
Conforme a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, a visita ratifica que Washington apoiará Kiev "pelo tempo necessário". Durante a viagem, que coincide com os 300 dias de conflito, deve ser anunciada uma nova ajuda "significativa" de Washington a Kiev, que incluirá um sistema antiaéreo Patriot.
Também nesta quarta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, terá uma reunião com os militares em Moscou, depois de admitir uma situação "extremamente difícil" nas quatro regiões ucranianas que o Kremlin afirma ter anexado.
No encontro por videoconferência, com participação de quase 15 mil oficiais, Putin deve apresentar as conclusões do ano e definir os objetivos do exército para 2023, segundo o Kremlin. O ministro da Defesa, Serguei Shoigu, anunciará os "progressos da operação militar especial" na Ucrânia.