O ministro da Economia da Argentina, Sérgio Massa, afirmou que o governo tem um plano para congelamento de preços de produtos dos supermercados dentro dos próximos quatro meses. Em entrevista a programas de rádios no país, Massa indicou ainda que há a intenção de lançar um aplicativo para que a população possa verificar nos mercados se os preços praticados estão dentro do estabelecido.
A ideia é que o aplicativo possa ler códigos de barras do produto e apresentar o valor determinado. O aplicativo disponível para celular leva o nome Mi Argentina.
O verão, entre dezembro e março, é o período considerado mais quente para o consumo e a intenção é assegurar maior tranquilidade aos consumidores.
Conforme o jornal El Clarin, o secretário de comércio declarou que está dialogando com entidades para chegar ao número de 86% de mercadorias mais usadas no verão com preços congelados.
Caso o mercado não cumpra com a cotação, o consumidor poderá realizar uma denúncia e o estabelecimento multado. Massa informou que a punição será severa, com valores podendo chegar aos 240 milhões de pesos, o equivalente a 7,84 milhões de reais.