Um estudante zambiano de 23 anos condenado na Rússia e detido em uma prisão nos arredores de Moscou foi encontrado morto em ação na Ucrânia, anunciou o governo ucraniano nesta segunda-feira (14).
Lemekhani Nathan Nyirenda "morreu em 22 de setembro de 2022 na Ucrânia", disse o ministro das Relações Exteriores, Stanley Kakubo, em nota. Ele morreu "na linha de frente do conflito entre a Rússia e a Ucrânia", acrescentou.
Zâmbia, no sul da África, pediu à Rússia que esclareça "as circunstâncias em que um cidadão zambiano, cumprindo pena em Moscou, poderia ter sido recrutado para lutar na Ucrânia e ter perdido a vida".
A Ucrânia acusa o chefe do grupo paramilitar Wagner, o oligarca russo Yevgeny Prigozhin, próximo ao presidente russo Vladimir Putin, de enviar milhares de combatentes recrutados diretamente das prisões russas para o front, com a promessa de salário e anistia.
Lemekhani Nathan Nyirenda, que estudava Engenharia Nuclear em Moscou, foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por violar a lei russa em abril de 2020, segundo o governo da Zâmbia, que não revelou mais detalhes.
O ministro das Relações Exteriores da Zâmbia informou que seu corpo foi transferido para a cidade fronteiriça russa de Rostov para repatriação.
* AFP