O empresário Elon Musk e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, se desentenderam nesta terça-feira (4) pelas redes sociais. A discussão foi motivada por uma série de publicações do dono da Tesla no Twitter, na segunda-feira (3), quando ele propôs um plano de paz para o conflito no Leste Europeu.
A primeira publicação do empresário foi uma enquete em que ele questionava se os usuários concordavam com algumas de suas propostas para o fim do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Entre as ideias apresentadas estão refazer eleições — sob supervisão da ONU — nas regiões anexadas pelos russos, a oficialização da Crimeia como território russo, a garantia do abastecimento de água no local e a neutralidade ucraniana com relação a essas questões.
Em outro post, Musk enfatizou que essas medidas precisam ser aderidas rapidamente antes que mais pessoas morram em decorrência da guerra e previu algumas consequências caso os dois países não entrem em acordo. "Vale a pena notar que um resultado possível deste conflito, embora improvável, é a guerra nuclear", disse em um tweet.
O bilionário norte-americano argumentou que a questão da Crimeia é uma das mais importantes para a resolução do conflito e apontou que não acredita em uma vitória do país de Zelensky. "A Rússia tem três vezes a população da Ucrânia, então a vitória dos ucranianos é improvável em uma guerra total. Se você se preocupa com o povo da Ucrânia, busque a paz", escreveu.
Diante do resultado da pesquisa, quase 60% dos votantes discordaram das propostas. Assim, Musk criou uma nova enquete em que sugeriu que fosse levada em conta a vontade das pessoas que moram em Donbas e na Crimeia, ou seja, os habitantes dessas regiões poderiam escolher se acham que o território deve pertencer a Rússia ou a Ucrânia. Nesse caso, 58,8% dos internautas se mostraram a favor da ideia do bilionário.
Zelensky responde Musk nas redes sociais
Na manhã desta terça-feira, o presidente ucraniano se manifestou sobre as medidas propostas pelo empresário ao também criar uma enquete no Twitter com o título "Qual Elon Musk você gosta mais?". Entre as alternativas havia "o que apoia a Ucrânia" e "o que apoia a Rússia".
Além de Zelensky, outros membros do governo ucraniano se mostraram insatisfeitos com as publicações de Musk. Andrij Melnyk, embaixador da Ucrânia na Alemanha, criticou duramente as medidas propostas pelo empresário.
"Cai fora é minha mensagem muito diplomática para você, Elon Musk", disse. "O único resultado é que agora os ucranianos nunca vão comprar a p* dos lixos da Tesla", escreveu em outro tweet.