Sete pessoas morreram depois que suas casas foram soterradas por deslizamentos de terra em dois eventos diferentes ocorridos nesta quinta-feira devido às chuvas em El Salvador, informaram autoridades da Defesa Civil.
"Temos que lamentar neste dia a morte de sete pessoas, cinco delas em Huizucar", disse o diretor da Defesa Civil, Luis Amaya.
Um dos casos ocorreu na aldeia de El Almendro, na zona rural da cidade de Huizucar (16 km a sudoeste de San Salvador), onde uma casa foi soterrada e dentro "havia cinco pessoas, que morreram no local", disse a Defesa Civil em sua conta no Twitter.
"Lamentamos a perda irreparável de 5 irmãos Huizucareños", postou o gabinete do prefeito da cidade no Twitter.
A Defesa Civil mostrou fotografias da casa com telhado de zinco e paredes de bahareque (feitas de paus cobertos de lama), onde viviam os falecidos e que foi destruída. A casa foi construída na encosta de uma colina.
Enquanto isso, a Defesa Civil registrou que outras duas pessoas morreram nesta quinta-feira depois que sua casa foi soterrada por um deslizamento de terra no cantão de San Isidro, na zona rural da cidade de Panchimalco, 21 km ao sul de San Salvador.
"Chegamos à época do ano em que vamos ter as maiores chuvas (...), sabemos que setembro e outubro sempre foram os meses com mais chuvas", disse Amaya.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Marn), as chuvas, que ocorrem de forma intermitente, acontecem principalmente nas cadeias montanhosas.
A Defesa Civil mantém vigilância em todo o território para atendimento de emergências.
* AFP