Pelo menos 19 civis morreram no início deste sábado (3) em um ataque de islâmicos do Al Shabab em uma rodovia no centro da Somália, disseram autoridades e chefes locais.
De acordo com essas fontes, pelo menos oito veículos - microônibus de passageiros e caminhões - que circulavam na estrada entre as cidades de Beledweyne e Maxaas foram interceptados, reagrupados e depois queimados, e seus passageiros mortos, na cidade de Afar-Irdood.
"Os terroristas massacraram civis inocentes que viajavam (...) ontem à noite. Não temos o número exato de vítimas, mas 19 corpos foram recolhidos", disse Abdullahi Hared, um dos anciãos de um clã local.
O ataque ocorre duas semanas depois que o Al Shabab, ligado à rede Al Qaeda, atacou um hotel na capital Mogadíscio. O ataque deixou pelo menos 21 mortos e 117 feridos.
"Eles massacraram civis inocentes depois de interceptar os veículos... Os corpos ainda estão sendo recolhidos, incluindo os de mulheres e crianças. Podem ser mais de 20", disse Ali Jeyte, governador da região de Hiiraan, onde aconteceu o ataque.
Em um comunicado, o Al Shabab anunciou que tinha como alvo combatentes de um sub-clã local que recentemente ajudou as forças do governo a combatê-los.
O Al Shabab luta contra o governo da Somália desde 2007.
Em 2011, foi retirado da capital e das principais cidades daquele país no Chifre da África, mas o grupo ainda está implantado em vastas áreas rurais e representa uma ameaça às autoridades.
* AFP