A polícia islandesa informou nesta quinta-feira que prendeu quatro pessoas em uma operação em grande escala ligada a preparativos para um "ataque terrorista", nas primeiras prisões desse tipo no pequeno país insular nórdico.
"As operações policiais de ontem (...) fazem parte de uma investigação sobre a preparação de um ataque terrorista", disse Karl Steinar Valsson, comissário nacional da polícia islandesa, em entrevista coletiva.
Segundo o comissário, foram apreendidas várias armas semiautomáticas, algumas delas feitas com impressora 3D, bem como "milhares" de cartuchos.
Quatro islandeses de cerca de 20 anos foram detidos na quarta-feira em Kopavogur, periferia da capital Reykjavik, e na cidade de Mosfellsbaer (sudoeste), em uma operação em grande escala com a participação de 50 homens, informou a polícia.
Dois deles entraram em prisão preventiva nesta quinta.
Embora os possíveis motivos sejam desconhecidos, acredita-se que os alvos fossem "várias instituições da sociedade" e "cidadãos do Estado", segundo Valsson, possivelmente incluindo o Parlamento e a polícia.
A polícia também disse que estava investigando se havia ligações entre os homens e organizações extremistas e que está em contato com autoridades estrangeiras.
"Até onde sabemos, esta é a primeira vez que uma investigação desse tipo é lançada" na Islândia, declarou Valsson.
Neste pequeno país de 375.000 habitantes, a violência é rara e tem uma das menores taxas de criminalidade do mundo.
* AFP