Nesta segunda-feira (12), um cortejo fúnebre levou o corpo da rainha Elizabeth II até a catedral de Saint Giles, em Edimburgo, capital da Escócia. O caixão saiu em procissão rumo ao local, seguido a pé pelo rei Charles III e pelo restante da família real de carro.
Milhares de pessoas fizeram fila na Royal Mile, uma avenida no centro da capital escocesa, para assistir à passagem do carro funerário de Elizabeth II, escoltado de ambos os lados por soldados vestidos com o tradicional kilt escocês.
Seguindo a tradição, o rei e seus irmãos participam de uma vigília na catedral. O caixão da rainha permanecerá no local até a tarde desta terça-feira (13), para um último adeus dos escoceses.
Depois, um avião transportará o corpo até Londres, para vários dias de homenagens da população e o funeral de Estado. O sepultamento acontecerá no dia 19, em Windsor.
A cerimônia, que deve contar com a presença de líderes mundiais, será realizada às 11h pelo horário local (7h em Brasília), na Abadia de Westminster. O novo rei, Charles III, declarou feriado nacional neste dia.