A polícia guatemalteca prendeu uma das gerentes do jornal de oposição El Periódico, cujo chefe, José Ruben Zamora, está preso acusado de lavagem de dinheiro após denunciar corrupção no governo. A informação foi divulgada neste sábado (20).
Flora Silva, gerente financeira da Aldea Global S.A. (El Periódico), foi presa na noite de sexta-feira (19) sob acusação de conspiração para lavagem de dinheiro depois de uma busca em sua casa na Cidade da Guatemala, detalhou o Ministério Público local, em comunicado.
"Silva teria instruído o pessoal sob sua responsabilidade a preparar papelada para suportar uma transação monetária, além disso teria coordenado a entrega da referida transação e informado Zamora de todos os movimentos realizados para que pudesse, por sua vez, comunicar-se com o (banqueiro) Ronald García", diz o comunicado a respeito da denúncia.
José Ruben Zamora
Zamora, que se considera "perseguido politicamente", foi preso no final de julho de 2022 e processado por possíveis crimes de tráfico de influência, chantagem e lavagem de dinheiro. O jornalista cumpre prisão preventiva enquanto as investigações avançam.
Ele culpou o presidente Alejandro Giammattei e a procuradora-geral Consuelo Porras por sua prisão. No ano passado os Estados Unidos incluíram a procuradora-geral em uma lista de pessoas "corruptas e antidemocráticas".