Kesley Vial, 23 anos, um brasileiro que estava sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), morreu na quarta-feira (24), no Hospital da Universidade do Novo México (UNMH) em Albuquerque, nos Estados Unidos. O serviço de imigração norte-americano divulgou a notícia na sexta-feira (26). Uma autópsia vai determinar a causa oficial da morte, disse o ICE.
Conforme o órgão, em 22 de abril, agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA encontraram Vial após ele entrar ilegalmente nos EUA por El Paso, no Estado do Texas. Vial foi transferido para a custódia do ICE em El Paso em 29 de abril, para aguardar a conclusão de seu processo de remoção. Aguardando a decisão final de seus procedimentos de imigração, ele foi transferido para o Centro de Detenção do Condado de Torrance (TCDF).
Ainda de acordo com o ICE, em 17 de agosto, quando estava detido no TCDF, Vial foi encontrado inconsciente por funcionários da detenção. A equipe médica do TCDF iniciou trabalhos de reanimação. Depois, paramédicos assumiram o atendimento e levaram Vial para o UNMH, onde ele morreu na quarta-feira.
O ICE afirmou que notificou a morte ao Escritório do Inspetor-Geral (OIG, na sigla em inglês) do Departamento de Segurança Interna (DHS) e ao Escritório de Responsabilidade Profissional do ICE (OPR). Além disso, o ICE notificou o consulado brasileiro em Houston sobre a morte de Vial. A equipe da UNMH notificou os parentes mais próximos.
"O ICE está firmemente comprometido com a saúde e o bem-estar de todos aqueles sob sua custódia e realizando uma revisão abrangente em toda a agência deste incidente, como faz em todos esses casos. As fatalidades sob custódia do ICE, estatisticamente, são extremamente raras e ocorrem em uma fração da média nacional para a população detida nos EUA", informou o órgão em nota à imprensa.
A família criou uma vaquinha virtual para trazer o corpo de Vial para o Brasil. "Venho nesse momento difícil, compartilhar com vocês a dor da perda de Kesley Vial, um jovem foi em busca de uma vida de sonhos e, no meio do caminho, perdeu seus sonhos e sua vida!", diz a mensagem no site.