O britânico Harry Shimmin, que divulga imagens de suas viagens nas redes sociais, passou por um episódio inusitado na sexta-feira (8). Na ocasião, o turista estava filmando uma montanha no Quirguistão, na Ásia Central, quando foi atingido por uma avalanche de neve. As informações são do Metrópoles.
De acordo com relatos de pessoas que também presenciaram o momento, Harry estava acompanhado de um grupo de nove pessoas em uma trilha na cordilheira Tian Shan. Para conseguir registrar imagens da paisagem, o britânico decidiu se afastar dos outros. Com isso, acabou flagrando o exato momento em que uma avalanche de neve varreu a montanha.
Apesar do perigo iminente, Shimmin continuou filmando o evento natural e acabou sendo atingido pela avalanche. Apesar do susto, o britânico não se feriu. Os registros do fenômeno foram compartilhados nas redes sociais do turista.
Na legenda da publicação, Harry esclareceu que não decidiu sair correndo dali porque já estava no local há alguns minutos e, com isso, conseguiu avistar um abrigo que ficava logo abaixo de onde estava.
"Estou muito consciente de que corri um grande risco. Eu me senti no controle, mas independentemente disso, quando a neve começou a cair e ficou escuro e difícil de respirar, eu estava preso e pensei que poderia morrer", relatou na legenda.
Depois que o fenômeno passou, Harry conseguiu deixar o abrigo. Com o corpo cheio de neve, se juntou novamente ao grupo. Ao se encontrar com os outros, percebeu que todos estavam salvos, mas que uma das turistas cortou o joelho durante a fuga. Por conta disso, ela teve que ser levada até o centro médico mais próximo.
Shimmin contou que um outro homem que estava no grupo também se feriu ao cair de um cavalo. Com isso, sofreu hematomas leves e recebeu atendimento médico.
Harry relatou nas redes sociais que, ao conversar com os outros turistas horas depois do ocorrido, todos perceberam que tiveram muita "sorte" após deixarem o local. "Se tivéssemos andado mais cinco minutos em nossa caminhada, estaríamos todos mortos. Se você olhar atentamente no vídeo, poderá ver a trilha cinza fraca serpenteando pela grama. Esse foi o caminho (da avalanche)", escreveu.