Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o norte das Filipinas nesta quarta-feira (27), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Ao menos três pessoas morreram devido ao desmoronamento de estruturas.
O terremoto raso teve o epicentro na província de Abra, na ilha principal de Luzon, às 08h43min de quarta-feira no horário local (21h43min de terça-feira no horário de Brasília). O local fica a cerca de 300 quilômetros de Manila.
O USGS inicialmente relatou uma magnitude de 6,8 graus, mas depois atualizou para 7,1.
Entre as vítimas está um operário de construção civil de 25 anos, que morreu quando o prédio de três andares em que trabalhava desabou, em La Trinidad, capital da província de Benguet. Outros sete trabalhadores escaparam ilesos.
Já em Bangued, localizada na província de Abra, uma mulher de 23 anos morreu soterrada quando um muro desabou.
Pelo menos 62 pessoas ficaram feridas nesta província. De acordo com as autoridades, outra pessoa morreu após cair de um canteiro de obras na província de Kalinga, ferindo pelo menos oito pessoas.
Segundo o major da polícia Edwin Sergio, em Dolores, que sentiu toda a força do terremoto, pessoas aterrorizadas fugiram de seus prédios e as janelas de um supermercado local foram quebradas.
— O terremoto foi muito forte — relatou o homem, que acrescentou que pequenas rachaduras surgiram nas paredes da delegacia.
As Filipinas são frequentemente atingidas por terremotos devido à localização no "Anel de Fogo" do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica que se estende do Japão ao Sudeste Asiático e à orla do Pacífico.