O líder norte-coreano Kim Jong Un ordenou um bloqueio nacional após confirmar o primeiro surto de covid-19 na Coreia do Norte desde o início da pandemia, informou a mídia estatal nesta quinta-feira (12) — pelo horário local.
Conforme a agência de notícias estatal KCNA, Kim "pediu a todas as cidades e municípios do país que confinem cuidadosamente suas áreas". Fábricas, empresas e residências devem ser fechadas e reorganizadas para "bloquear imaculadamente a propagação do vírus malicioso", acrescentou.
Ainda segundo a agência, as amostras coletadas de vários pacientes doentes com febre em Pyongyang, no domingo, eram "consistentes" com a altamente contagiosa variante Ômicron do coronavírus.
O país impôs um bloqueio ao exterior no início de 2020 para se proteger da pandemia, que causou problemas econômicos e paralisou o comércio. Analistas dizem que o sistema de saúde da Coreia do Norte teria dificuldades para lidar com um grande surto de coronavírus.
Desde o começo da pandemia, a Coreia do Norte não havia confirmado um único caso de coronavírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o país havia realizado 13.259 testes de covid-19 até o final de 2020, todos com resultados negativos.