O Japão anunciou nesta quinta-feira (26) que reabrirá as portas para turistas de 98 países em 10 de junho, após um bloqueio de dois anos devido à pandemia, mas que os viajantes poderão entrar no país apenas em grupos organizados.
A decisão foi tomada depois que o governo anunciou, na semana passada, que testaria a abertura das fronteiras para viagens organizadas em pequenos grupos com turistas de Estados Unidos, Austrália, Tailândia e Singapura. O Executivo revisou as regras de acesso ao território, com o objetivo de voltar a aceitar viagens em grupo de turistas de 98 países e regiões onde a situação da covid-19 é relativamente estável, segundo um comunicado.
Dentre os países autorizados estão Brasil, Reino Unido, Espanha, Canadá, Arábia Saudita e Malásia. Sete aeroportos do país poderão aceitar voos internacionais.
Durante a maior parte da pandemia, o Japão proibiu a entrada de todos os turistas e permitiu apenas o retorno de cidadãos japoneses e dos residentes estrangeiros. Todas as pessoas que chegam ao país devem testar negativo antes de viajar — a maioria deve voltar a realizar um teste, bem como cumprir uma quarentena de três dias.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, afirmou que deseja relaxar o controle nas fronteiras, mas que a medida levará tempo, uma vez que o público apoia as restrições atuais.